Dúvidas Frequentes

1. Aluno com habilitação em outra área de conhecimento pode fazer um dos cursos de Pós Graduação Lato Sensu da Estácio em parceria tecnológica com CERS?

Sim. Segundo o art. 1º, §3º da Resolução CNE/CES, os cursos de pós-graduação lato sensu são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino.

2. O curso de Pós Graduação Lato Sensu possui a disciplina Metodologia do Ensino Superior?

O curso possui a disciplina Metodologia da Pesquisa. Não existe na legislação a necessidade da realização de disciplina Metodologia do Ensino Superior para que o profissional esteja habilitado para lecionar. Entretanto, em que pese a inexistência de vedação, o MEC tem atribuído conceito insatisfatório às Instituições que tenham em seu corpo docente professores exclusivamente graduados.

Nesse sentido, as Instituições de Ensino Superior têm optado, cada vez mais, por profissionais capacitados com especialização, mestrado e doutorado.

3. Os cursos lato sensu oferecidos pela ESTÁCIO, em parceria tecnológica com o CERS, são reconhecidos pelo MEC?

Sim. Os cursos de pós-graduação lato sensu da Estácio, em atendimento ao disposto na Resolução CNE/CES n.1, de 8 de junho de 2007, são oferecidos por força de credenciamento para oferta de curso a distância e independem de autorização, do reconhecimento e da renovação de reconhecimento. Buscando excelência nos serviços pedagógicos, a Estácio, com mais de 40 anos de experiência no mercado, celebrou parceria operacional com CERS Cursos Online, para oferecer a Pós-Graduação EAD

4. Qual a diferença entre Pós-graduação lato sensu e stricto sensu?

A pós-graduação lato sensu (cursos de especialização) destina-se aos profissionais que buscam se especializar em sua profissão, para aprimorar o desempenho em suas funções, ou, aumentar as chances de se inserir no mercado de trabalho. Os cursos têm, no mínimo, 360 horas-aula, 50% do corpo docente compostos por doutores e mestres, elaboração e entrega de monografia para obtenção do certificado de Especialista. A pós-graduação stricto sensu, por sua vez, forma pesquisadores que pretendem seguir carreira acadêmica. Abrange os cursos de mestrado (a titulação implica defesa de dissertação) e de doutorado (a titulação implica defesa de tese).

5. Qual a duração do curso?

Cada curso contará com 03 módulos (dois de conteúdo jurídico e um de metodologia da pesquisa) divididos em aulas temáticas, com carga horária total de 361 horas, distribuídas ao longo de um ano. Todas as atividades serão previstas em calendário acadêmico, a ser divulgado no início de cada curso. Para habilitar-se ao depósito do TCC, o aluno deverá matricular-se no Módulo de Metodologia. Somente após a aprovação no referido módulo, o aluno terá o prazo de até 180 (cento e oitenta) dias para o envio da versão final do artigo ou monografia e o agendamento da defesa oral por videoconferência.

6. Quais as configurações técnicas necessárias para visualização dos vídeos na Pós Online?

Conexão de internet banda larga para a visualização dos vídeos, com no mínimo 1mb; webcam e os programas Skype ou Gtalk, para as avaliações presenciais por teleconferência e para a defesa de TCC. Não aconselhamos a utilização da tecnologia 3G, já que a taxa de transferência de exibição dos vídeos diminui no decorrer do mês, dificultando o acesso do aluno.

7. Como será realizado e apresentado o TCC?

Após a integralização da carga horária e realização das avaliações dos módulos, você terá o prazo de até 180 (cento e oitenta) dias, a contar da última atividade prevista no calendário acadêmico, para a defesa oral do trabalho de conclusão de curso. Será marcado um encontro presencial por videoconferência, para a defesa oral do trabalho de conclusão de curso.

8. Qual a duração das aulas e como poderei assisti-las?

Cada videoaula terá a duração de 2,5 horas, divida em 06 blocos.

9. Poderei assistir às aulas a qualquer horário?

Com o objetivo de atender às diferentes demandas e perfis dos alunos os nossos cursos oferecem, portanto, a metodologia e-learning, ou seja, você poderá administrar o seu tempo e se dedicar ao curso, de acordo com as suas necessidades, assistindo às aulas no horário que for conveniente.

10. A Pós disponibiliza material de apoio?

Para cada videoaula será disponibilizada uma leitura obrigatória para o aprofundamento do conteúdo ministrado e o plano de aula.

11. Serão realizadas atividades avaliativas?

No decorrer do curso, serão colocados, à disposição, exercícios para fixação do conteúdo estudado, bem como chats e fóruns. A atribuição da carga horária será considerada a partir da participação nessas atividades. Os fóruns e os chats obedecerão a um calendário, com indicação da data de abertura e de encerramento.

12. Qual o canal de interação entre o aluno e o professor?

Chat

Cada módulo terá um chat, que permite a você interagir, em tempo real, com todos os seus colegas, além do coordenador/professor-tutor. Esses encontros serão realizados uma vez por módulo, com dia e hora previamente agendados.

Fórum

No decorrer de cada módulo, haverá fóruns de discussões com temáticas propostas pelo professor-tutor. Os fóruns serão organizados a partir das temáticas das videoaulas e seguirão o calendário colocado à disposição no ambiente virtual de aprendizagem.

13. Qual o sistema de certificação oferecido?

Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a distância oferecidos pela Estácio em parceria tecnológica com o CERS, concederão o Certificado de Especialista na respectiva área escolhida pelo aluno, desde que cumprido todos os requisitos necessários.

14. Após o pagamento, qual o prazo para liberação do acesso?

Após a comprovação do pagamento, o aluno terá acesso ao Sistema de Informação Acadêmica (SIA) com o mesmo login e senha utilizados no cadastro. O ambiente de aprendizagem (webaula) somente ficará disponível no dia indicado para o início das aulas.

15. Qual o procedimento para a realização da inscrição e matrícula nos cursos?

O procedimento de inscrição será realizado exclusivamente pelo site, e esta só será efetivada através da confirmação do pagamento. A matrícula definitiva ocorrerá através da entrega da documentação necessária, podendo esta ser de forma digital ( postagem no sistema de informação acadêmica - SIA), presencial, ou pelos correios no endereço Rua Everton Visco, 291, Boulevard Side, sls. 1703-1704, Caminho das Árvores, Salvador, Bahia, CEP: 41820-021 (Setor de Pós-graduação EAD). Em nenhuma hipótese serão matriculados alunos que não concluíram a graduação e que não entregarem a documentação necessária.

16. Qual a documentação necessária para realização da matrícula?

O candidato deverá efetivar a sua inscrição prévia pelo sítio institucional, através da concordância dos termos do contrato de prestação de serviços educacional e realização de pagamento.

Após a confirmação do pagamento, o aluno deverá, necessariamente, em até 5 dias úteis, fazer o upload, na plataforma acadêmica, dos seguintes documentos necessários para a efetivação da matrícula:

  • a) Cópia do Diploma de graduação ou da Declaração de conclusão de curso superior, desde que haja a indicação da data da colação de grau, devendo, neste caso, entregar a cópia do diploma no prazo de 6 (seis) meses, a contar do primeiro dia do semestre letivo;
  • b) Cópia do Registro no Conselho Regional de Classe, se houver;
  • c) Cópia do CPF – Cadastro de Pessoa Física;
  • d) Cópia do documento de identidade com foto.

Os documentos devem ser digitalizados e inseridos na plataforma acadêmica. Após a inserção dos documentos na plataforma, a Secretaria Acadêmica deverá confirmar a regularidade dos documentos em até 5 dias. Se não houver a confirmação, o aluno terá que regularizar os documentos pendentes no prazo máximo de 5 dias. Se preferir, o aluno pode enviar por Correio, ou entrega presencial na Rua Ewerton Visco, 291, Boulevard Side, sls. 1703-1704, Caminho das Árvores, Salvador, Bahia, Cep: 41820-022 (Setor de Pós Graduação EAD). O aluno pode optar pela entrega ou envio do Termo de Responsabilidade, que substitui a entrega da cópia do Diploma pelo prazo de 6 (seis) meses.

17.O que é necessário para receber meu certificado e qual o processo para aquisição?

Para a conclusão do curso e a emissão do Certificado, você deverá realizar, no mínimo, 75% de todas as atividades previstas, obter média 7,0 (sete) nas avaliações dos módulos e na defesa oral do trabalho de conclusão de curso. O certificado será encaminhado para o endereço indicado pelo estudante, no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias, a contar da conclusão do curso pela turma.

18. Se houver necessidade, terei a opção de trancamento da matrícula?

O trancamento e o cancelamento do curso atenderão ao disposto nos art. 9 e 10 do Regulamento da Pós-Graduação.

19. Como solicitar o trancamento da minha matrícula?

A solicitação deve ser feita através de requerimento pelo sistema de informação acadêmica (SIA). O procedimento e detalhes sobre o trancamento estarão disponíveis nos instrumentos que regulam o curso. (Manual do Aluno e Regulamento da Pós Graduação).

Ressaltamos que o trancamento é o ato pelo qual o aluno suspende, por determinado período, o pagamento, mas fica vinculado à Instituição. Caso não retorne no período previsto em regulamento, a sua matrícula será cancelada e deverá arcar com a multa prevista em contrato.

20. Qual o procedimento para solicitar o cancelamento?

Você pode, a qualquer tempo, solicitar o cancelamento da sua matrícula. Nessa hipótese, você deverá pagar a mensalidade referente ao mês da solicitação, além do pagamento da taxa de cancelamento e condições prevista no contrato de prestação de serviços educacionais.

21. Todos os professores anunciados estão confirmados?

Sim. Todos os professores anunciados estão confirmados. Contudo, havendo necessidade, a coordenação do curso poderá alterar o corpo docente.

22. A pós graduação Lato sensu é contada como tempo de atividade jurídica?

A contagem da pós graduação lato sensu como atividade jurídica depende da normatização de cada área.

Para o Conselho Nacional do Ministério Público, a pós graduação lato sensu é considerada atividade jurídica nos seguintes termos (Resolução 40/2009):

Art. 2º. Também serão considerados atividade jurídica, desde que integralmente concluídos com aprovação, os cursos de pós-graduação em Direito ministrados pelas Escolas do Ministério Público, da Magistratura e da Ordem dos Advogados do Brasil, bem como os cursos de pós-graduação reconhecidos, autorizados ou supervisionados pelo Ministério da Educação ou pelo órgão competente.

§ 1º Os cursos referidos no caput deste artigo deverão ter toda a carga horária cumprida após a conclusão do curso de bacharelado em Direito, não se admitindo, no cômputo da atividade jurídica, a concomitância de cursos nem de atividade jurídica de outra natureza. (Texto alterado pela Resolução nº 57, de 27 de abril de 2010).

§2º Os cursos lato sensu compreendidos no caput deste artigo deverão ter, no mínimo, um ano de duração e carga horária total de 360 horas-aulas, distribuídas semanalmente.

§3º Independente do tempo de duração superior, serão computados como prática jurídica:

  • a) Um ano para pós-graduação lato sensu
  • b) Dois anos para Mestrado.
  • c) Três anos para Doutorado.

§4º Os cursos de pós-graduação (lato sensu ou stricto sensu) que exigirem apresentação de trabalho monográfico final serão considerados integralmente concluídos na data da respectiva aprovação desse trabalho.

Por outro lado, o Conselho Nacional de Justiça, no art. 67, VI, c, da Resolução 75/2009, considera que a pós graduação lato sensu é considerada título no processo seletivo, desde que o curso possua carga horária mínima de 360 horas e que a avaliação final (TCC) seja apresentada sob modalidade “monografia”.

Nesse sentido, é importante que avalie os editais de concurso público para identificar se há previsão do cômputo na pós graduação lato sensu como atividade jurídica.

23. Posso iniciar a Pós Graduação Lato Sensu cursando o 10º semestre?

Não é possível, de acordo com a Resolução CNE/CES n.1, de 8 de junho de 2007, que o aluno inicie o Curso de Pós Graduação Lato Sensu antes de concluir a graduação.

24. Como posso fazer o procedimento do aceite eletrônico?

No momento da sua inscrição, ao selecionar a forma de pagamento, você encontrará a seguinte frase: Concordando com os termos do contrato de matrícula. O Contrato deve ser lido atentamente, já que, ao clicar em comprar, você concordará com os termos contratuais. Após essa fase, passa-se à finalização da compra.

25. Posso fazer transferência e/ou aproveitar disciplinas já estudadas?

Segundo a legislação educacional, para o aproveitamento de estudos é indispensável que o curso possua a mesma carga horária e equivalência de conteúdo programático.

26. Qual dia da semana são disponibilizadas as aulas?

As vídeos-aulas e materiais são disponibilizados semanalmente , toda segunda-feira de manhã é postada a aula da semana na plataforma Webaula.

27. A certificação é emitida em nome de qual instituição?

De acordo com a legislação educacional, como o curso de Pós Graduação é oferecido em parceria tecnológica com o CERS, o certificado de especialista será emitido pela Estácio.

28. Quantas vezes será possível visualizar cada aula?

Você tem a possibilidade de até 3 acessos por aula.

29. Como proceder em caso de reprovação de módulo?

A reprovação por frequência e/ou nota gera a necessidade de cursar novamente o módulo reprovado, devendo o aluno requerer a sua matrícula quando da oferta do referido módulo.

30. Preciso fazer a avaliação presencial?

Ao longo do seu curso, você deverá, necessariamente, realizar uma avaliação presencial (módulo 2) em um dos polos indicados, no período previsto no calendário acadêmico. A não realização da avaliação presencial gera a reprovação no módulo. Ressalta-se, ainda, que não há segunda chamada das avaliações agendadas.

31. O meu curso possui estágio obrigatório?

A Resolução n.1/2007 CNE não estabelece o estágio supervisionado como componente curricular obrigatório. Nesse sentido, não há previsão, no projeto pedagógico da Pós Graduação Lato Sensu da Estácio/CERS, de carga horária para tal finalidade. Entretanto, apesar de não ser carga horária obrigatória, a Universidade Estácio de Sá reconhece os estágios voluntários por meio da realização de convênios com diversas entidades/órgão públicos. Nesse sentido, podemos emitir a sua declaração de matrícula para assinatura do termo de compromisso, firmado pela SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR ESTÁCIO DE SÁ LTDA, instituição de ensino autorizada pelo MEC para oferta de cursos de pós graduação, sendo o CERS parceiro operacional, como exposto no Contrato de Prestação Educacional, disponível para consulta no portal acadêmico (SIA–Documentação).

32. Como posso obter a minha declaração de matrícula?

A declaração de matrícula pode ser emitida pelo aluno através do portal acadêmico: http://posestacio.cers.com.br/, em > Documentação Acadêmica > Requerimento >  Novo Requerimento >  solicitar > Clica em meus Requerimentos>. O documento é gerado automaticamente.

33. O Que fazer com o contrato que chega no e-mail?

O aluno deve clicar no link do arquivo que recebeu o contrato e validar. Enquanto não houver validação, você continuará recebendo os e-mails até a efetiva validação. Sugerimos que leia atentamente todos os instrumentos normativos disponibilizados na plataforma acadêmica, inclusive o Contrato que está disponível na aba “documentação acadêmica”.

34. Como solicitar a carteira de estudante?

Na plataforma acadêmica há um banner onde o aluno é direcionado ao portal da ISIC, responsável pela confecção da carteira estudantil. O aluno deve entrar na plataforma acadêmica pelo link: http://posestacio.cers.com.br/, inserir login, senha e efetuar a solicitação clicando no banner.